O Governo criou o ''Fundo de Garantia de Tempo de Serviço'' Sigla: FGTS , com objetivo de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador. As contas de FGTS de todos os trabalhadores atualmente, ficam sob domínio da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. A soma de todas essas contas da origem a uma única. Quando o governo fala sobre da utilização de recursos do FGTS está falando dessa conta.
Os recursos dessa conta são utilizados pelo governo, na área de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana, como a pavimentação de estradas. Dessa forma o dinheiro da conta de FGTS de cada trabalhador não fica parado na caixa econômica, o governo utiliza esse dinheiro, mesmo ele sendo um recurso do trabalhador ''Brazil zil zil ''.
Independente do governo utilizar essa conta de FGTS, o trabalhador têm direito e formas de utilizar esse recurso, seja ele, comprando um imóvel ou nos casos mais comuns quando é demitido do seu emprego.
Quem têm direito ao FGTS?
- Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho)
- Trabalhadores rurais , temporários (Trabalhadores urbanos contratados por uma empresa para prestar serviço por determinado período)
- Trabalhadores avulsos (Quem presta serviços a inúmeras empresas, mas é contratado por um sindicato e, por isso, não têm vínculo empregatício como estivadores).
- Empregados domésticos (de forma obrigatória desde 30/9/2015)
O FGTS é pago pelo patrão da sua empresa, o valor de recolhimento é calculado com base em 8% em cima de todos os valores recebidos pelo funcionário.
Nenhum comentário
Escreva seu comentário