COMO CRIAR UM BLOG – COMO PENSAR NO CONTEÚDO DO BLOG? (CAPÍTULO 2)

Share:
Como criar um blog
Depois de termos falado sobre como escolher o nicho do seu blog, o primeiro capítulo da série como criar um blog, hoje no segundo capítulo falaremos sobre como conseguir inspiração e pensar no conteúdo do seu blog.


 Criar o conteúdo para seus artigos, ao contrário do que todos pensam, é uma tarefa extremamente complexa. Não adianta você criar um blog e sair copiando textos de outros sites ou ir escrevendo qualquer coisa. Seus leitores procuram conteúdo de qualidade, e produzir essa qualidade que é a parte difícil. Se você não escrever bem, não haverá nada que lhe diferencie de outros blogs sobre o mesmo assunto.
Embora escrever bem não seja tão relevante para um blog nos primeiros meses de vida, é necessário que você tenha ciência do que você fala. Os seus artigos devem ser baseados em fatos e não m falácia. Devem também ser fruto de muitas pesquisas.

BUSCANDO AS FONTES

Quando você for criar um blog para falar de determinado assunto, mesmo que amador ou sem formação, você passa a ser um jornalista. Como tal, deve ter ciência do lead.
O lead é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia. Geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa “guia” ou “o que vem à frente”.
Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: “O quê?”, “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”. O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Segundo Adelmo Genro Filho, em “O Segredo da Pirâmide”, o lead deve descrever a maior singularidade da notícia.
Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado.
Fonte wikipedia
Você ter ciência de algumas perguntas que deve fazer a si mesmo antes de publicar qualquer coisa:
  • O que publicar? Qual conteúdo você tem;
  • Para quem? Qual será seu alvo ao postar;
  • Onde postar? Em qual categoria postar, de acordo com a estrutura de seu blog;
  • Como? Como você irá falar do assunto;
  • Por quê? O motivo pelo qual levou você a tal publicação;
  • A hora da publicação, procurar saber qual melhor horário de acordo com seu conteúdo;
Muita coisa diferencia um jornalista de um blogueiro, mas este é um princípio básico que eu levo em consideração no processo de criar um blog e na produção de qualquer tipo de conteúdo para meus projetos. Para isso, é necessário fazer uma boa pesquisa sobre o assunto que você irá escrever.

SITES PARA PESQUISA DE CONTEÚDOS

A pesquisa de referencias para o assunto que você está publicando é muito importante para que você possa comparar seus conhecimentos com outras pessoas que já falaram sobre determinado assunto, a não ser que você escreve sobre algo totalmente novo e que ninguém ainda falou. Há diversas maneiras de pesquisa que você pode fazer sem sair de casa:
  • Google, Google News - Uma boa busca no Google fará você encontrar excelentes conteúdos ou temas que servirão de inspiração para que você fale sobre diversos assuntos. O Google News é uma forma mais produtiva se você estiver buscando por um conteúdo específico. Há algumas categorias, como negócios e Ciência/Tecnologia, mas você pode fazer uma busca por qualquer assunto. Veja por exemplo, os resultados para o assunto Qualidade de vida;
  • Agregadores de Conteúdo - Sem dúvida os agregadores de conteúdo são as melhores formas de buscar assuntos para falar. Pesquisar o Digg e Technorati pode trazer muito conhecimento e idéias. O DiHITT, por exemplo, é o maior  agregador de notícias disponíveis em língua portuguesa. Lá você poderá achar diversos tipos de conteúdo publicados lá principalmente por outros blogueiros. Há uma seção “dinheiro” onde há diversos links sobre o assunto. A seção de Tecnologia & Ciência também impressiona;
  • Outros Blogs – Pesquisar em outros blogs serve para você analisar como os blogueiros escreveram sobre o assunto que você pretende publicar. Você pode comparar várias versões e describrir as diferenças entre elas. Essa é uma das maneiras mais interessantes de peswuisa.

A concorrência

Se você conhece outros blogs do mesmo assunto, é muito importante ficar ligado neles, subscrever seus feeds e redes sociais ou mesmo participar das discussões nos tópicos. Ao criar um blog, é importante que você não os veja como concorrentes, pois eles podem servir de inspiração e referência para seus futuros assuntos. Como tempo você saberá quais produzem os melhores conteúdos. Você participando abertamente dos debates e comentários, além der ser uma forma de divulgação do seu blog, estará adquirindo mais conhecimentos e trocando ideias com outros blogueiros.

Offline

Não é só na internet que você pode encontrar conteúdo de qualidade. As velhas mídias como jornais, revistas, TV e rádio, podem ajudar você a construir seus conteúdos fornecendo também idéias e tópcios. Quando aparecerem oportunidades, não dispense a participação em palestras e cursos sobre seus assuntos de interesse e também assuntos de interesse comum. Palestras sobre SEO, Marketing e Empreendedorismo é importante para blogueiros de qualquer área.

CONCLUSÃO

Seja qual for seu assunto, lembre que a imaginação é seu limite. Fale apenas sobre o que você pode falar com qualidade. Pense e pesquise. Forme sua opinião sobre o assunto. Não copie, inspire-se na opinião dos outros. VOcê endo original, irá aumentar sua credibilidade na blogosfera e com o tempo irá conquistar seguidores, fãs e assinantes, com isso você irá aumentar seu tráfico e consequentemente ganhar dinheiro.
Até+

Nenhum comentário

Escreva seu comentário