O QUE APRENDI DEPOIS DE INVESTIR R$162.971,43 EM ANÚNCIOS DO FACEBOOK

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Faz muito tempo que utilizo diariamente os anúncios do Facebook para gerar conversões em produtos, programas de afiliados, etc., que eu promovo através de projetos próprios. Na verdade, já investi mais de 55,938.16€ em anúncios do Facebook, que dá algo como R$162.971,43 em investimento. À partida este valor pode parecer muito alto para quem trabalha com orçamentos bem mais reduzidos, mas ele representa apenas uma fatia dos investimentos realizados, e todos eles com um ROI (Retorno sobre o Investimento) acima de 75%.


Ao longo dos últimos anos tenho-me especializado em tirar partido do tráfego do Facebook para gerar vendas, ganhar dinheiro e acima de tudo conseguir chegar mais perto do público-alvo certo para os meus projetos na internet. Independentemente das áreas em que trabalhe, o princípio é quase sempre ele o mesmo, e é aplicável por qualquer pessoa na internet. Neste artigo procuro repassar algumas das coisas que aprendi nos últimos anos ao usar a plataforma de anúncios do Facebook. Utilize-as da melhor forma para fazer crescer o seu negócio.
resultados

COMECE POR BAIXO E VÁ CRESCENDO

Quando comecei a trabalhar com anúncios do Facebook tinha logicamente orçamentos bem reduzidos. No entanto, o importante é começar. Utilize orçamentos baixos para começar a realizar testes, mas nunca inferiores a 10€ / R$10 por dia, caso contrário será complicado mensurar realmente o retorno de uma campanha. Orçamentos muito baixos têm pouco impacto na plataforma e na rede de anúncios do Facebook, e geram resultados igualmente reduzidos e que não espelham o verdadeiro potencial desse mesmo anúncio.
Comece por criar algumas campanhas com orçamentos mais baixos, para realizar testes e perceber onde realmente está a oportunidade de negócio. Há medida que os resultados se forem apresentando satisfatórios e o retorno seja minimamente interessante, você deverá aumentar gradualmente os valores de investimento para que o retorno seja proporcionalmente maior face ao investimento. Se você não tem experiência com anúncios do Facebook, não é recomendável iniciar campanhas com orçamentos muito altos, caso contrário estará a estragar dinheiro.
Dica: Inicie as suas campanhas sempre depois das 00h00 (meia-noite). Se você iniciar uma campanha antes dessa hora, o Facebook irá gastar todo o seu orçamento diário até essa hora, ou seja, se iniciar uma campanha às 23h00, ele irá gastar todo o investimento diário até às 00h00 desse mesmo dia. Ao iniciar uma campanha depois das 00h00 você consegue uma maior exposição durante as 24h do dia.
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SEGMENTAÇÃO É IMPORTANTE

Para que os resultados sejam o mais favoráveis possível, é necessário existir uma segmentação de público-alvo para os anúncios. Já aqui falámos diversas vezes sobre a importância de uma boa segmentação para os seus anúncios, uma vez que não faz sentido apresentar um anúncio para um tipo de público que à partida não está interessado em comprar o seu produto ou curtir a sua página.
público
Usando as estatísticas do Facebook, eu consigo compreender rapidamente que a grande maioria do meu público-alvo se encontra na caixa etária entre os 18-44 anos de idade, e são igualmente maioritariamente do sexo masculino. Quando eu realizo uma campanha de anúncios no Facebook, ter estes dados de segmentação de público-alvo em consideração, irá ajudar-me a conseguir atingir mais rapidamente os resultados que procuro.
Independentemente da área de negócio com que você esteja a trabalhar, segmentar é sempre sinónimo de um melhor resultado, portanto, procura compreender primeiro quem é o tipo de público que visita a sua página, para que depois possa criar anúncios e trabalhar a sua estratégia em torno desse mesmo público-alvo.
Dica: Utilize as estatísticas do Facebook, o Analytics do seu site, o Alex e outras ferramentas, para compreender com maior facilidade qual o tipo de público que visita regularmente o seu site. Sabendo quem são os seus leitores, mais facilmente você conseguirá adaptar a sua estratégia de promoção.

AUTOMATIZAR PROCESSOS

A automatização de processos é fundamental quando você trabalha com várias páginas, vários negócios e dezenas de anúncios diferentes a correr em timings diferentes. Nenhuma campanha é igual a outra, o que significa que você terá de focar a sua estratégia na automatização dos processos, para que os resultados sejam os melhores, dentro do menor espaço de tempo possível, caso contrário você não conseguirá fazer mais nada além de gerir as suas páginas e os seus anúncios. Para que esses resultados sejam realmente bons, você precisa acelerar os processos e automatizar muita coisa, caso contrário você irá perder muito tempo para atingir os resultados que realmente precisa.
power editor
Uma forma de automatizar os processos de criação, desenvolvimento e otimização dos anúncios no Facebook é usando o Power Editor, uma extensão para o Google Chrome que lhe permite gerenciar eficazmente todas as suas campanhas, automatizar processos e depois carregar tudo de volta para o Facebook, sem que na verdade precise de estar ligado no Facebook para o fazer. O Power Editor é um editor bastante completo e extremamente simples de usar.
Ao nível da automatização de processos, recomendo também outro aspecto: Em equipa que ganha, não se mexe. Isto significa que se você encontrou um formato que funciona bem, utilize-o em diversas das suas campanhas, até ele simplesmente deixar de ter o impacto que tinha. Nessa altura você deverá testar novos formatos e automatizar os seus processos em cima desse novo formato. Estar constantemente a mudar de formatos, pode ser uma verdadeira perda de tempo e dinheiro.
Dica: Utilize o Power Editor para gerenciar as suas campanhas e automatize o máximo que conseguir, nomeadamente imagens, textos, formatos, etc. O ideal será encontrar alguns formatos bons e depois utilizá-los em diversas das suas campanhas, por forma a poupar-lhe tempo no gerenciamento dos seus Ads. Quando esse formato estiver saturado, utilize um novo. Tempo é dinheiro.

MENSURAR RESULTADOS DIARIAMENTE

Outro aspecto importante que aprendi ao longo do tempo é que as campanhas de anúncios no Facebook são algo que requer a sua atenção diária, ou seja, é importante manter um controlo sobre todos os Ads diariamente, para perceber se eles estão tendo a performance desejada ou não. Muitas vezes acontece que um anúncio simplesmente não está a ter a receptividade desejada, e o melhor mesmo é pará-lo e criar um novo formato. Por vezes mudar simplesmente a imagem do anúncio pode resultar em ganhos bem superiores.
performance
Uma vez que os anúncios nem sempre geram os resultados desejados, é importante manter um controlo da situação diariamente. É perfeitamente visível a curva de performance de um determinado anúncio, que começa de forma tranquila a gerar cliques e rendimento, vai atingindo gradualmente cada vez mais pessoas, mas que ao longo do tempo vai perdendo a sua força e gerando um retorno cada vez mais diminuto. Nessa altura é importante parar a campanha e iniciar uma nova. Isso é algo que você consegue controlar analisando a performance dos seus anúncios diariamente.
Dica: Mantenha-se atento à performance dos seus anúncios e procure criar um documento onde coloca as médias de cliques, retorno e CTR dos seus Ads. Ao longo do tempo você vai percebendo que um determinado anúncio perde a sua força e acaba por gerar um retorno bem inferior. Nessa altura o ideal é parar a campanha e criar uma nova, mensurar o resultado e compará-lo com os dados que você já tem arquivados, para perceber se a performance está ou não dentro daquilo que é o esperado.

TESTAR DIVERSOS FORMATOS (ADS + HISTÓRIAS PATROCINADAS)

Muitos usuários que utilizam a plataforma de anúncios do Facebook focam as suas campanhas em Ads tradicionais. Colocam o URL do seu site e procuram enviar pessoas do Facebook diretamente para o seu site. A verdade é que isso nem sempre funciona da melhor forma para alguns segmentos de mercado, pelo que é importante realizar testes com diversos formatos de anúncios diferentes, como as histórias patrocinadas, promoted posts, ads tradicionais, etc. Existem vários formatos disponíveis no Facebook, portanto, teste-os.
formatos
Em alguns nichos de mercado, promover publicações da página funciona muito bem, ao invés de outros onde a estratégia de conseguir mais curtidas na página para depois usar os promoted posts e atingir esse público é a melhor opção. Cada mercado é um mercado, e cada público é um tipo de público, portanto, foque-se em realizar testes e perceber o que funciona melhor junto do seu público alvo.
Dica: Promover publicações da página para um público alargado no Facebook por norma é uma estratégia que funciona muito bem. Você consegue passar mais credibilidade por meio da sua Fan Page e depois converter esse usuário num cliente para o seu produto. Embora o foco da campanha seja levar as pessoas para a sua página para comprarem um determinado produto, você acabará por ganhar muitas Curtidas pelo caminho também. É uma forma interessante de conseguir o melhor dos dois mundos.

RENOVAR ANÚNCIOS DE 7 EM 7 DIAS

Quando você cria um anúncio no Facebook, por norma ele tem o seu pico de performance ao 3º ou 4º dia, com um alto CTR e um rendimento muito bom, mas a partir do 7º dia ele começa perdendo performance e embora você esteja gastando o mesmo dinheiro, o retorno do anúncio está longe de ser o mesmo. Muitos usuários não sabem dessa questão, mas a verdade é que trocar os anúncios de 7 em 7 dias é o ideal para conseguir a melhor performance possível dentro desse timeframe.

PROMOVER PRODUTOS DE ALTO RENDIMENTO

Quando se cria anúncios do Facebook com o objetivo de realizar vendas à posteri através do seu site, o ideal é promover produtos de alto rendimento, ou seja, produtos que à partida geram um retorno em dinheiro relativamente alto. Quando se trata de produtos de afiliado, o melhor mesmo é escolher produtos que repassem um comissão alta para os seus afiliados, como o Curso Segredos do Adsense do Jonathan Taioba, que paga uma comissão superior a R$100 por venda. Isso significa que você poderá promover o produto, com alguma margem de confiança, porque tratando-se de uma comissão alta, você poderá gastar algum dinheiro com anúncios até conseguir realizar uma venda.
curso adsense
Quando se promove um produto de alto rendimento, mesmo que você precise investir R$30 em anúncios para conseguir uma venda, você ainda receberá R$75,76 de lucro, o que à partida é um excelente negócio. Leia mais sobre este assunto no outro artigo que escrevi sobre como promover um produto digital como afiliado e ganhar dinheiro.
  • Dica: Quando um produto gera um valor alto de comissão, você tem uma maior margem para investir em anúncios. Dependendo do produto, você pode conseguir um ROI acima de 70% sobre o investimento. Se a sua estratégia estiver funcionando bem, você precisa apenas de investir mais, para receber mais, escalando dessa forma o negócio para um outro nível.

EXPERIMENTAR DIVERSOS MERCADOS

Nem só de Portugal e Brasil vive o mundo. É importante abrir os horizontes e explorar diferentes mercados em outras línguas. Países como Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, etc., têm milhões de pessoas nas redes sociais e na internet, procurando aprender mais sobre diversos temas. Esses usuários são igualmente uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro. Se você criou um modelo de negócio que realmente funciona bem, foque-se em desenvolver esses projetos em outras línguas, contratando empresas especializadas na tradução dos seus conteúdos e vídeos para outra língua.
público estrangeiro
Essa é uma excelente forma de você escalar mais rapidamente o seu negócio, convertendo-o em diversas línguas e permitindo-lhe atingir milhões de pessoas ao redor do mundo que não falam Português. No Facebook as coisas funcionam de igual forma. Você precisa de trabalhar com outros mercados e línguas para que possa atingir mais rapidamente outros públicos, escalar o seu negócio e atingir mais rapidamente resultados maiores e um rendimento igualmente mais alto para as suas estratégias.
  • Dica: Procure por empresas e freelas que possam trabalhar com você no desenvolvimento desses projetos em outras línguas. Dessa forma você conseguirá escalar mais rapidamente o seu negócio. Bem estando feito em Português, você precisará apenas de investir na tradução dos conteúdos para outras línguas, investir em divulgação e começar a receber os frutos desse trabalho.

PLANEJAR ANTES DE INVESTIR

Embora seja tentador entrar no Facebook e começar a investir dinheiro em anúncios, a verdade é que é igualmente importante ter um planejamento a respeito dessas ações. Montar toda a estrutura para que os resultados sejam o mais proveitosos possível. Isso inclui a criação das páginas de aterragem, páginas de conversão, acompanhamento dos links de venda ou links de afiliado, entre muitos outros aspectos. Quando tudo estiver corretamente criado e configurado, então você deverá criar um planejamento de mídia, incluindo divulgação por meio dos anúncios do Facebook, mas não somente. Invista também em resenhas, publicidade por meio de banners, pops, etc.
Mais importante que tudo o resto é planejar e testar. Tal como em qualquer outro negócio, o importante é você realizar testes até encontrar o equilíbrio perfeito entre aquilo que você investe, e aquilo que você recebe em troca. E na verdade, existem na internet infindável número de oportunidades para ganhar dinheiro a sério na internet, de uma forma honesta e extremamente lucrativa. E foi isso que eu aprendi ao longo dos últimos anos.

CONCLUSÃO

Em jeito de conclusão, não há nada como ter um bom planejamento e realizar os investimentos certos, na hora certa, e no local certo. O Facebook é hoje é uma oportunidade magnífica para todos aqueles que procuram tráfego de qualidade a um preço acessível. Investir em anúncios do Facebook pode à partida parecer um mau negócio, mas na verdade é um negócio incrível do ponto de vista do retorno.
Espero que tenha compreendido algumas das coisas que fui aprendendo nos últimos anos a investir no Facebook, mas utilize-as com precaução e logicamente à medida que for evoluindo dentro dos seus próprios investimentos. É impensável fazer investimentos tão avultados numa primeira fase, especialmente devido à falta de experiência com a plataforma e com os afiliados, portanto, comece devagar, mas acima de tudo, COMECE!

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